Pos-graduação em Arteterapia em São Paulo

Pós Graduação , lato sensu, especialização em :

Arteterapia aplicada em Educação, Saúde, Social e Organização



São Paulo/SP

Campinas/SP

Curitiba/PR

São José dos Campos/SP




Para outras cidades entre em contato com o NAPE


Expressão através da arte de uma idéia, de um ideal ou manifestação das mais profundas emoções e sentimentos. Ligação com as origens.

                Arte, do latim ars; arts, de agere, agir, movimento. Arte é uma produção única, original.
                Criatividade, do francês couer, coração.
                Terapia, transformação, cura.
                Arteterapia = a ação de transformar, curar com o coração, através da arte.

especializacao em sao paulo

Um ato de sentir, no qual a pessoa não apenas fala, mostra, retrata, mas também cria e transforma.

Assim é a Arteterapia, tema do curso de especialização que o NAPE e a FAVI proporcionam, objetivando qualificar profissionais para atuarem em áreas diversas como hospitais, escolas, projetos sociais, ateliês, consultórios e empresas dentre outros.

Na  Arteterapia  o processo criativo pode ser utilizado no suporte e solução de todos os tipos de dificuldades, como as de ordem psicomotora, cognitiva, de comunicação, relações sociais e conflitos emocionais.

 

Este curso atende os parâmetros da UBAAT - União Brasileira de Associações de Arteterapia em relação ao conteúdo programático, como na formação do corpo docente. Os professores arteterapeutas são filiados ou estão em processo de filiação às Associações de Arteterapia conforme norma da UBAAT. Confira www.ubaat.org , clique em cursos

A pós graduação de Arteterapia promovida pelo NAPE em parceria com a FAVI – Faculdade Vicentina de Curitiba é reconhecida pela AATESP . Comprove entrando no site da AATESP e clique em cursos - http://www.aatesp.com.br/cursos_cursos.htm

Este curso atende as normas do MEC e o certificado é emitido pela FAVI – Faculdade Vicentina de Curitiba. Nosso diploma tem validade em todo território nacional como uma pós graduação, lato sensu, nível de especialização. Confira www.faculdadevicentina.com.br


Objetivos


Formar especialistas em investigação, planejamento, implantação e avaliação em Arteterapia, empregando técnicas integrativas nas interfaces, da educação, da saúde, da comunicação e do social.

Fazer da arte o espaço fecundo e potencialmente capaz de desvelar e revigorar nossas potencialidades expressivas e criadoras, contribuindo assim para o autoconhecimento e uma autotransformação, possibilitando que essa mudança possa repercutir na formação e na prática docente.

Fomentar a arte como objeto de conhecimento, buscando compreender a manifestação artística como um conhecimento científico, técnico, filosófico fundamental na constituição da identidade humana.

Possibilitar o autoconhecimento, o desenvolvimento da consciência e uma melhor qualidade de vida dos clientes através do processo criador.

Reconhecer o processo criativo como suporte e solução de diferentes tipos de dificuldades, como as de ordens psicomotora, cognitiva, de comunicação, relações sociais e conflitos emocionais.

Fundamentar, reconhecer e identificar o processo terapêutico como um processo de transformação intrapessoal e interpessoal tendo a criatividade como mola propulsora.

Propiciar através da arte e arteterapia a socialização de alunos, professores, funcionários de uma empresa, profissionais de caps, hospitais e de entidades sociais promovendo as condições pessoais necessárias para cada indivíduo se engajar de modo adequado ao grupo a que pertence e no qual desempenhará suas funções.

Embasar a atuação do Arteterapeuta em conhecimentos, sentimentos e habilidades que focalizem a realização plena do ser humano qualquer que seja o nível do desenvolvimento em que se encontre, permitindo que ele desenvolva nos vários contextos de atuação as capacidades de relação interpessoal, afetivas, motoras, estéticas, éticas tendo a arte como elemento desencadeador.

Entender e conceber a arte como possibilidade real do despertar do sensível, do humano que, por meio do simbólico visa compreender a si próprio e o outro.

Capacitar com instrumental teórico, prático, multidisciplinar e transdisciplinar, uma prática profilática e terapêutica centrada na arte, integrando as abordagens: clínica, escolar, cultural, organizacional e social.

Destina-se:


Este curso é destinado a profissionais das áreas artísticas, educacionais, comunicação, sociais, médicas, psicológicas e áreas afins portadores de diplomas de graduação.



Conteúdo Programático:



Módulo I - Histórico, Fundamentos, Linguagens e Práticas em Arteterapia.


Apresentação da estrutura geral do curso. O que é Arteterapia. Como se desenvolveu no Brasil e no mundo. Objetivos e principais linhas de atuação da Arteterapia. Alcances e aplicações práticas. Função arteterapêutica, integração e transposição das diversas linguagens plásticas, da música, do teatro e da expressão corporal. Arte e meio ambiente: resignificando, reconstruindo e transformando materiais recicláveis e elementos da Natureza. Princípios básicos para trabalhar em grupos. O processo de desenvolvimento no Ateliê arteterapêutico na ressignificação do processo de ensino e aprendizagem.

Módulo II - História, Fundamentos e Linguagens da Arte. Criatividade.


Apresentação das diferentes linguagens artísticas. A história da arte. O fazer artístico, a apreciação significativa da arte e do universo a ela relacionado. A arte como produto da história e da multiplicidade das culturas humanas. As artes visuais como objeto de apreciação significativa. Criatividade e processo criativo. Escrita criativa e o programa de Educação em Valores Humanos.

Módulo III - Ciclo da vida, Fundamentos Psicológicos e Psicossociais.


Pensamento e abordagens psicológicas, com ênfase nas abordagens junguiana. Ciclo da Vida: estudo do desenvolvimento humano nas diversas faixas etárias: infância, adolescência, fase adulta e terceira idade. Investigação e intervenção através da arte. . Conhecimento das principais patologias mentais. Conhecimentos e entendimento sobre os transtornos do desenvolvimento e demais patologias que interferem no comportamento e no processo ensino aprendizagem.Histórias e Mitos e processo de transformação.

Módulo IV - A Arte e a Arteterapia na inclusão: educação, saúde e social.


A criatividade como fator de potencialização cognitiva e emocional na educação. A Arteterapia na sala de aula.O processo do saber com os olhos da criança. Arte e Saúde: relação entre processos criativos e processos terapêuticos. A Arteterapia como instrumento facilitador do Programa Saúde e Prevenção na Escola.Humanização na Saúde Mental. Intervenção da Arteterapia na saúde mental. A Arteterapia na inclusão: reabilitação física, educacional, emocional e social. Psicossocial. O resgate do criativo, do saudável e dos valores humanos nos adolescentes em conflito com a lei. Estratégias de intervenção nas equipes multiprofissionais da educação, saúde e social.

Módulo V - Didática e Produção Científica


Didática do ensino nos diferentes níveis, da educação fundamental ao ensino superior. O papel do professor na sala de aula. Conhecimento científico. Novos paradigmas científicos. Produção de relatos científicos: monografia, artigo e ensaio. Orientação de trabalhos de conclusão de curso na sua área de formação profissional. . Ética e postura profissional do arteterapeuta em suas diferentes atividades. Responsabilidades do arteterapeuta: para consigo mesmo, com o cliente, com outros profissionais e com a sociedade, bem como para com a profissão, a carreira e a pesquisa científica.

Módulo VI - Estágio Supervisionado Ética Profissional


Aplicação prática da Arteterapia pelo aluno, com supervisão, na realização através da investigação e intervenções necessárias, desenvolvimento do processo criativo de forma a possibilitar o autoconhecimento, o desenvolvimento da consciência e uma melhor qualidade de vida dos clientes. Atribuições e funções do Arteterapeuta.Instrumentar o aluno na aplicação de um trabalho arteterapêutico na sua área de formação profissional. Ética e postura profissional do arteterapeuta em suas diferentes atividades. Responsabilidades do arteterapeuta: para consigo mesmo, com o cliente, com outros profissionais e com a sociedade, bem como para com a profissão, a carreira e a pesquisa científica. .

Este curso atende os parâmetros da UBAAT – União Brasileira de Associações de Arteterapia em relação ao conteúdo programático, como na formação do corpo docente. Os professores arteterapeutas são filiados ou estão em processo de filiação às Associações de Arteterapia conforme norma da UBAAT. Confira www.ubaat.org , clique em cursos.

A pós graduação de Arteterapia promovida pelo NAPE em parceria com a FAVI – Faculdade Vicentina de Curitiba é reconhecida pela AATESP . Comprove entrando no site da AATESP e clique em cursos - http://www.aatesp.com.br/cursos_cursos.htm

Este curso atende as normas do MEC e o certificado é emitido pela FAVI – Faculdade Vicentina de Curitiba. Nosso diploma tem validade em todo território nacional como uma pós graduação, lato sensu, nível de especialização. Confira www.faculdadevicentina.com.br



Coordenação Técnica:

Fabiola Gaspar: Arteterapeuta - AATESP – nº 064/0706, educadora, psicóloga - CRP 06/35684-8, mestre em Teologia com a linha de pesquisa em Educação Comunitária na Infância e Juventude pela EST, pós graduada em Psicossomática pela FACIS e em Transdisciplinaridade: Educação, Saúde e Liderança, especialista em Psicologia Organizacional/Trabalho e Psicologia Clínica - CRP/SP. É idealizadora e Diretora do NAPE e foi coordenadora regional da UNIPAZ – Universidade da Paz. Na área social atuou como Diretora Regional do Vale do Paraíba e Litoral Norte da Secretaria Estadual da Promoção Social/SP. Reportagens sobre Fabiola Gaspar na TV Bandeirante e TV Globo, e em revistas e jornais pelo site www.napesjcampos.com.br, clique em reportagens.

Celso Luiz FalaschiArteterapeuta - AATESP – nº 248/1012, professor, jornalista, doutor em Psicologia (Criatividade), mestre em Educação (Metodologia do Ensino Superior), foi diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação (Intercom), sócio-fundador da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (Criabrasilis) e da Academia Brasileira de Educação e Jornalismo Literário. Corpo Docente: Garantindo a qualidade técnica do curso, nosso corpo docente é constituído por professores com uma excelente formação teórica e prática em Arteterapia.

Elisabete Cristina Carnio Beltrame -Arteterapeuta - AATESP - nº 221/0811, psicóloga - CRP: 06/36828-4, educadora, mestre em Psicologia, com aprimoramento em Psicologia Clínica de Orientação Dinâmica com enfoque no uso de técnicas projetivas e psicoterapia breve com pacientes psiquiátricos pela USP de Riberão Preto, com ampla experiência em psicoterapia clínica e ex supervisora de estágios dos graduandos da Faculdade de Psicologia da USP/RP e da Universidade de Franca.



APRENDA ARTETERAPIA COM ARTETERAPEUTAS !


As ótimas condições oferecidas pelo curso, o valor acessível a todos, o docente cuidadosamente selecionado e o conteúdo programático enriquecido fazem de nossa pós graduação um sucesso atraindo profissionais de todo o Brasil, das mais diferentes áreas.

Venha também redescobrir a sua capacidade de criar, modelar e compor a própria vida. Especialize-se na aplicação da Arteterapia em seu ambiente de trabalho e facilite o despertar de crianças, jovens, adultos e idosos para uma vida mais saudável, elaborando bloqueios e conflitos, resgatando o instinto natural de comunicação e o potencial criativo.


LOCAIS: Solicite informações sobre o local do curso de acordo com a cidade de preferência ( São Paulo, Campinas, Curitiba e Säo José dos Campos).

Carga Horária - 560 horas   -   Duração - 18 meses (fim de semana por mês) além de 3 a 4 meses destinados a orientação de TCC.

Horários -
Sábado das 08:00 às 18:30 h.
Domingo das 08:00 às 13:00h.

I - Incluído supervisão de estágio, orientação de TCC , certificação, histórico escolar, declaração de matrícula, anualmente, carteirinha de estudante, e um super Kit material com: giz pastel com 24 cores, tesoura , giz de cera, canetas, pincéis, tintas, etc.

No decorrer do curso oferecemos alguns materiais diferenciados e solicitamos outros para os alunos.

As apostilas e os material de leitura serão on line e todos os textos utilizados em sala de aula serão oferecidos pelo NAPE

Na Arteterapia promovida pelo NAPE o embasamento teórico e as atividades práticas caminham juntas , resultando um trabalho com uma qualidade excelente. .    Clique aqui e comprove

Solicite a ficha de inscrição e a relação de documentos

* Esta pós graduação, lato sensu, em Arteterapia atende a Resolução CES/CNE nº1, de 08 de junho de 2007, portanto nosso diploma tem validade nacional.


Reservas e inscrições pelos e-mail´s:   contatonape@uol.com.br   napesjcampos@uol.com.br


Certificado - FAVI - FACULDADE VICENTINA - Curitiba / PR.





Especialização em Arte

Faculdade Favi -Vicentina perpetuando sempre tradição, retidão, qualidade e compromisso.  

www.faculdadevicentina.com.br

 

Arte em São Paulo
www.napesjcampos.com.br





Arteterapia

De que valeria viajar tantos km se não fosse para me fortalecer, aprender e vivenciar novas possibilidades e experiências. A cada encontro troco, compartilho e adquiro mais aprendizado que me facilita no dia-a-dia como terapeuta ocupacional.

Adriana Saita,de Birigui-SP

Pos-graduação em SP

“A Arteterapia através do NAPE foi muito além das nossas expectativas, por ser dinâmico, trazendo mestres escritores e  professores de destaque  de várias partes do País, além do apoio e toda estrutura  disponibilizada pela instituição.”

Psicóloga Fabiana Moneda de São  João da Boa Vista      
          Engenheira Ivelise Vicentin de Jundiaí e a
Terapeuta Ocupacional Elaine Matos de   Sorocaba

Especialização em Arteterapia em São Paulo

“A qualidade dos professores, o acolhimento da Fabíola, o rico  conteúdo  e a possibilidade de nos deslocar apenas uma vez por mês nos ajudou a optar pelo NAPE.Este curso também tem nos proporcionado uma prática profissional  mais significativa e transformadora.”

Regina Minto arquiteta de Londrina
    e a artísta plástica Maria Teresa Prá de Curitiba

 

Especialização em Arteterapia

Estudar Arteterapia no NAPE nos proporciona novos conhecimentos e novas oportunidades. Não apenas o conhecimento adquirido, tem sido importante mas também as relações  de amizade com a turma tem nos feito muito feliz.. 

Assistentes Sociais  Silvara Reis de SJCampos
e Maria Helena, de São Luiz de Paraitinga
.

 

Especialização em Arte em São Paulo

"A Arteterapia com as suas interfaces enriquece profundamente as diversas áreas da Psicologia.

È o que afirmam os psicólogos : Geovanni Ozanan, de Pouso Alegre-MG, Maria Elisa Granchi Fonseca de Pirassununga , Cristina Palludetti de Rio Claro e Alexandre Franco de Taubaté

Especialização em São Paulo

Após 30 anos como bancaria, a Arteterapia possibilitou-me o despertar de um sonho : recomeçar uma nova profissão dentro da minha área de formação (psicologia),bem como a possibilidade de entrar em contato comigo mesma e com minha "alma".Estou me permitindo "SER" através das vivencias experenciadas.


Cristina Pacheco - Gerente Geral Caixa, Agencia Taubaté.
Especialização em terapia sp

A Arteterapia atinge de maneira sutil e transformadora o ser humano,graças a grande diversidade dos recursos artísticos que disponibiliza ao Arte-Educador.


Walter Machado - Arte-Educador - SJCampos
curso em São Paulo

Sendo o fazer uma necessidade humana procuramos a terapia ocupacional como uma forma de chegar até o individuo em sua totalidade e a Arteterapia propõe uma metodologia diretiva para este objetivo, pois a arte sensibiliza para o viver saudável .


Terapeutas Ocupacionais: Adriana Marques Barja de SJCampos e Célia Munhoz de Taubaté

A Arteterapia nos mostra o potencial terapêutico da arte, que podemos aplicar tanto  na sala de aula como em nosso próprio ateliê . Mas não é só isso; este curso nos dá condições de ampliar nosso ateliê de artes em ateliê arteterapeutico abrindo novas possibilidades.


terapia em São Paulo

terapia em sp

Arte educadores e Artistas plásticos : Leda de Cuiabá,Vanessa de Bragança Paulista, Helena de SP/Capital, Arthur de Campinas, Eliana de Catanduva, Daniel de São Jose dos Campos e Graça de Guaratinguetá e Magda de SP/Capital.

Este curso atende as normas do MECe UBAAT- União Brasileira de Associações de Arteterapia.


R. Fernão Dias, 183 - Jd. Esplanada - São José dos Campos - SP CEP: 12242-580 - Tel: (012) 3941-8114
e-mail: contatonape@uol.com.br / napesjcampos@uol.com.br