Arteterapia - Curso de Especialização
Curso de Especialização em Arteterapia NAPE - Com professores de renome nacional e internacional
--

Para ter acesso a esta área você precisa instalar o Flash player
Get Adobe Flash player

DEPOIMENTOS:

"De que valeria viajar tantos km se não fosse para me fortalecer, aprender e vivenciar novas possibilidades e experiências.A cada encontro troco, compartilho e adquiro mais aprendizado que me facilita no dia-a-dia como terapeuta ocupacional."
Adriana Saita,de Birigui-SP

“A Arteterapia através do NAPE foi muito além das nossas expectativas, por ser dinâmico, trazendo mestres escritores e professores de destaque de várias partes do País, além do apoio e toda estrutura disponibilizada pela instituição.”
Psicóloga Fabiana Moneda de São João da Boa Vista
Engenheira Ivelise Vicentin de Jundiaí e a Terapeuta Ocupacional Elaine Matos de Sorocaba

“A qualidade dos professores, o acolhimento da Fabíola, o rico conteúdo e a possibilidade de nos deslocar apenas uma vez por mês nos ajudou a optar pelo NAPE.Este curso também tem nos proporcionado uma prática profissional mais significativa e transformadora.”
Regina Minto arquiteta de Londrina e a artísta plástica Maria Teresa Prá de Curitiba

"Estudar Arteterapia no NAPE nos proporciona novos conhecimentos e novas oportunidades. Não apenas o conhecimento adquirido, tem sido importante mas também as relações de amizade com a turma tem nos feito muito feliz".
Assistentes Sociais Silvara Reis de SJCampos e Maria Helena, de São Luiz de Paraitinga.

"A Arteterapia atinge de maneira sutil e transformadora o ser humano,graças a grande diversidade dos recursos artísticos que disponibiliza ao Arte-Educador".
Walter Machado - Arte-Educador - SJCampos

"Sendo o fazer uma necessidade humana procuramos a terapia ocupacional como uma forma de chegar até o individuo em sua totalidade e a Arteterapia propõe uma metodologia diretiva para este objetivo, pois a arte sensibiliza para o viver saudável".
Adriana Marques Barja - T.O. do Hospital Francisca Julia - SJCampos
Célia Aparecida Munhoz Machado - T.O. Taubaté

O Curso

Pós Graduação em Arteterapia (lato sensu)  |  Especialização em Arteterapia  |  Curitiba e São José dos Campos.

Foto da Arteterapia Expressão através da arte de uma idéia, de um ideal ou manifestação das mais profundas emoções e sentimentos. Ligação com as origens.

Arte, do latim ars; arts, de agere, agir, movimento. Arte é uma produção única, original.
Criatividade, do francês couer, coração.
Terapia, transformação, cura.
Arteterapia = a ação de transformar, curar com o coração, através da arte.

Um ato de sentir, no qual a pessoa não apenas fala, mostra, retrata, mas também cria e transforma.

Assim é a Arteterapia, tema do curso de especialização que o NAPE e a FAVI proporcionam, objetivando qualificar profissionais para atuarem em áreas diversas como hospitais, escolas, projetos sociais, ateliês, consultórios, empresas, dentre outros.

Na Arteterapia o processo criativo pode ser utilizado no suporte e solução de todos os tipos de dificuldades, como as de ordem psicomotora, cognitiva, de comunicação, relações sociais e conflitos emocionais.

Garantindo a qualidade do curso, estão confirmadas as presenças de profissionais com reconhecimento nacional.

Todos os professores arteterapeutas são filiados a Associações de Arteterapia do seu Estado, conforme norma da UBAAT - União Brasileira das Associações de Arteterapia (www.ubaat.org).

Alberto Oliveira - Psicólogo de abordagem Junguiana, CRP: 06/75880, Arteterapeuta pelo NAPE e Personal Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching traz o entendimento dos perfis psicológicos utilizando dinâmicas e atividades arteterapêuticas de sensibilização e evolução para o desenvolvimento pessoal e de grupos.

Ana Claudia Valladares, doutora pela USP em Enfermagem Psiquiátrica,autora do livro A Arteterapia Humanizando os Espaços de Saúde, destaca-se em nosso curso com suas brilhantes pesquisas: Avaliação em Arteterapia com crianças hospitalizadas, Criatividade, Arteterapia e Saúde Mental com pacientes adictos. A presidente da Associação Brasil Central de Arteterapia também apresenta os aspectos transformadores da Construção em Arteterapia.

Ângela Philippini, mestre em Criatividade, coordenadora do conselho Editorial da primeira revista de Arteterapia do Brasil, atualmente com 14 exemplares já publicados, organizadora e autora de diversas obras destacando o livro Linguagens e materiais expressivos em Arteterapia: uso, indicações e propriedades, e o livro Cartografias da Coragem - para entender a Arteterapia,um ícone da área, com todo seu amplo conhecimento e experiência traz o Histórico e os Fundamentos da Arteterapia.

Celso Falaschi, Doutor em Psicologia (Criatividade), jornalista, e Presidente da Academia Brasileira de Educação e Jornalismo Literário, traz a Educação em Valores Humanos e a Criatividade, mola propulsora deste curso. O mestre em Educação (Metodologia do Ensino Superior), e organizador do livro Cultura e Sujeitos na Educação de Jovens e Adultos, Secretaria Municipal de Educação de Campinas enriquece a formação, promovendo a Escrita Criativa.

Elisabete Beltrame - mestre em Psicologia , com aprimoramento em Psicologia Clínica de Orientação Dinâmica com enfoque no uso de técnicas projetivas e psicoterapia breve com pacientes psiquiátricos pela USP /RP, com ampla experiência em psicoterapia clínica e ex supervisora de estágios dos graduandos da Faculdade de Psicologia da USP/RP e da Universidade de Franca traz o entendimento teórico e prático das Psicopatologias, instrumentando os participantes a atuarem em equipe multiprofissional nos programas da área da Saúde, assim como na orientação de professores com ênfase em aspectos preventivos da saúde mental no contexto escolar.

Maria Elisa Granchi, mestre em Educação Especial, com formação no Programa TEACCH pela University of North Carolina at Charlotte-USA apresenta sua pesquisa comprovando a importância da Criatividade como fator de potencialização cognitiva e emocional na educação inclusiva.

Otília de Souza, especialista em Neuropsicologia e Gerontologia,membro honorário da Associação Portuguesa de Arteterapeutas, membro diretor da UBAAT e ex-presidente e membro fundador da Associação Mineira de Arteterapia, vem valorizar nosso curso com suas novas percepções, enfocando a Geriatria e Gerontologia num caminho de Longevidade com Criatividade, título este também de seu reconhecido livro.

Elisabete Cristina Carnio Beltrame - mestre em Psicologia, CRP: 06/36828-49,com aprimoramento em Psicologia Clínica de Orientação Dinâmica com enfoque no uso de técnicas projetivas e psicoterapia breve com pacientes psiquiátricos pela USP /RP, com ampla experiência em psicoterapia clínica e ex supervisora de estágios dos graduandos da Faculdade de Psicologia da USP/RP e da Universidade de Franca traz o entendimento teórico e prático das Psicopatologias, instrumentando os participantes a atuarem em equipe multiprofissional nos programas da área da Saúde, assim como na orientação de professores com ênfase em aspectos preventivos da saúde mental no contexto escolar.

Rodolfo Berg, Psicólogo Junguiano, CRP 05/17031 - RJ, músico, especialista em Educação Estética, diretor da Comissão de Ética da UBAAT - União Brasileira de Associações de Arteterapia e integrante do Conselho de Honra da UBAAT destaca-se nesta especialização promovendo de forma magistral a Integração e Transposição das diferentes expressões artíticas.

Todo o transcorrer do curso é acompanhado pessoalmente por uma das pioneiras da Arteterapia no Vale do Paraíba, Fabíola Gaspar, garantindo o atendimento individualizado ao aluno. Sua prática nas áreas educacional, social e clínica, somada às suas especializações em Psicossomática e Transdisciplinaridade em Educação, Saúde e Liderança, possibilitam, como supervisora de estágio, um permear por todos os segmentos com competência e seriedade.

Esta pós graduação em Arteterapia tem a honra de apresentar o trabalho desenvolvido pelo Museu Imagens do Inconscienteque reúne obras de usuários dos serviços de saúde mental do Instituto Nise da Silveira – RJ, desde 1946. Para apresentar este trabalho contaremos com a presença do pesquisador Eurípedes Junior e da psicoterapeuta Gladyds Schincariol que atua há mais de 30 anos neste renomado Museu.

As ótimas condições oferecidas pelo curso, o valor acessível a todos, o docente cuidadosamente selecionado e o conteúdo programático enriquecido fazem de nossa pós graduação um sucesso atraindo profissionais de diferentes áreas de todo o Brasil.

Venha também redescobrir a sua capacidade de criar, modelar e compor a própria vida. Especialize-se na aplicação da Arteterapia em seu ambiente de trabalho e facilite o despertar de crianças, jovens, adultos e idosos para uma vida mais saudável, elaborando bloqueios e conflitos, resgatando o instinto natural de comunicação e o potencial criativo.

Programa


Locais:
São José dos Campos - Othon Hotel
Curitiba – FAVI – Faculdade Vicentina em Curitiba.

O NAPE possui convênio com Hotel Othon para atendimento aos seus alunos. Clique aqui e confira o mapa e contato do local do evento.

Carga Horária:
520 horas - Duração - 18 meses (um fim de semana por mês, somente no mês de julho teremos dois encontros) e mais 3 meses destinados a orientação de monografia.

Horários:
Sábado das 08:00 às 18:30 h.
Domingo das 08:00 às 13:00h.

Início em São José dos Campos - 26 de março de 2011. Início em Curitiba - 19 de março 2011.

Matricula:
R$280,00

Mensalidade:
24 parcelas de R$380,00 (consulte outras formas de pagamento).

I - Incluído todo o material didático(apostila e material de arte), supervisão de estágio, orientação de monografia, certificação, além de uma ampla sala com dois ambientes (um com mesas e cadeiras e outro com espaço livre).

Oferecemos um Kit material com: giz pastel, tesoura , lápis de cor, giz de cera, canetas, pincéis, tintas, etc.

No decorrer do curso oferecemos materiais diferenciados como telhas, caixas, argila de primeira linha, contas e peças para bijuterias, papéis especiais como camurça, laminado e outros, jutas, fios, sianinhas, lãs, barbantes e linhas com espessura e cores bem variadas,conchas, flores e folhas secas, penas, pedras, areias de diferentes tamanhos e cores, etc .

Garantindo a qualidade dos recursos materiais o NAPE providencia tudo para você. Clique aqui e comprove

* Esta pós graduação, lato sensu, em Arteterapia atende a Resolução do Conselho Nacional de Educação, CES nº1, de 03 de abril de 2001, portanto nosso diploma tem validade nacional.

Certificado - FAVI - FACULDADE VICENTINA - Curitiba / PR.

Nossos emails: napesjcampos@uol.com.br ou arteterapia@favic.com.br

Alunos do Curso de Arteterapia
Desenvolvedor Web: Guto Kraft

Quer Participar?

Preencha os dados abaixo que entraremos em contato com você.

Fale Conosco

NAPE - Núcleo de Arte e Educação
Tel: (12) 3941 8114
Tel: (41) 3222 7716 das 8 as 12 horas

Acompanhe todas as novidades da Arteterapia no Facebook